Hasteada Bandeira Azul na Praia do Almoxarife
- semanarioradio
- 2 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Foi hasteado esta quarta-feira, na Zona balnear da Praia do Almoxarife, o galardão Bandeira Azul, numa cerimónia que marcou a abertura da época balnear na ilha do Faial, que se prolonga até 31 de agosto.

CMHorta (c)
Este ano e devido ao estado de pandemia, a época balnear está sujeita ao cumprimento das normas de segurança emitidas pela Direção Regional dos Assuntos do Mar (DRAM). Nesse contexto, a Câmara Municipal da Horta, em conjunto com a Autoridade Regional de Saúde, através da Unidade de Saúde da Ilha do Faial, a Autoridade Marítima Nacional, e a DRAM estabeleceram um plano de divulgação das medidas de segurança exigidas, que levou à adaptação de espaços tendo em vista a minimização de riscos.
“Seguindo as indicações que fazem parte das orientações técnicas, num trabalho em parceria com as entidades competentes, reunimos condições para dar início a esta época balnear tendo a segurança de todas e todos os faialenses como máxima prioridade", referiu, na ocasião, José Leonardo Silva, Presidente da Câmara Municipal da Horta, que salvaguardou a necessidade de "cada munícipe fazer também por cumprir o seu papel”.
Para o autarca, “a qualidade das águas balneares do Faial e do meio-ambiente, tendo em vista uma maior sustentabilidade, têm estado não só na ordem do dia mas sobretudo nas preocupações da Câmara da Horta, que conquistou, novamente este ano, o Galardão Município Mais Azul”, sublinhou José Leonardo Silva.
Afetos às zonas balneares do concelho estão 11 nadadores salvadores, sob a coordenação da UrbHorta, “elementos valorizadores das nossas praias e piscinas e que dão um garante de segurança a quem frequenta estes espaços”, acrescentou.
No sentido de garantir a sua e a segurança dos outros, durante esta época balnear é recomendada uma distância mínima de 1,5 metros entre utentes no areal/solário, uma distância de 3 metros entre chapéus de sol, estadias de curta duração, cumprimento da etiqueta respiratória e cuidados redobrados na correta deposição de resíduos, nos contentores adequados.
Ainda devido aos constrangimentos associados à pandemia, este ano, com caráter excecional, é proibida a realização de atividades desportivas nestas zonas.
Rádio Azores High / CMHorta
Comments