O faialense Rui Dowling é novo secretário da Direção da Associação Portuguesa da Classe Access
- semanarioradio
- 25 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de ago. de 2020
O velejador do Clube Naval da Horta, Rui Dowling, campeão Nacional e Europeu do 2.3 da Classe Hansa, foi eleito na Assembleia Geral de 9 de Agosto 2020 para o cargo de secretário da Direção da Lista encabeçada pelo velejador do Iate Clube Marina de Portimão, Guilherme Ribeiro.

Rui Dowling disse à Rádio Azores High que "o convite surge pelo Guilherme Ribeiro em Novembro de 2019" sendo "a direção e constituída por velejadores de todos as partes do país e com a finalidade de ser o mais abrangente possível e tentar com que a modalidade siga forte e que seja inclusiva algo que este desporto tem essa capacidade de juntar-nos".

Aproveitamos a ocasião para falar com Guilherme Ribeiro, o novo Presidente da Associação Portuguesa da Classe Access
1- Quais os objetivos dos novos órgãos sociais da APCA ?
Entre muitas ideias e vontade de criar uma APCA mais dinâmica, enumero alguns dos nossos objetivos:
a. Gerir a APCA com critérios de racionalidade, rigor, objetividade e equilíbrio.
b. Promover a imagem e comunicação da modalidade e a sua organização como forma facilitadora de angariar fontes de financiamento.
c. Promover o aumento do número de sócios.
d. Criar maior número de vantagens e apoio aos velejadores.
e. Proporcionar uma prática de Vela em igualdade de oportunidades para todos os praticantes.
2- Vemos que houve a preocupação de integrar representantes de diferentes regiões e de clubes la lista. Foi difícil elaborar a lista agora eleita?
Difícil não, mas não foi fácil. Sei que terei de incentivar os velejadores nacionais a serem mais ativos, agora no novo papel de gestores da Classe.
O meu objetivo é ter a APCA mais inclusiva, e por esse motivo, esta Lista é constituída apenas por velejadores, representando 6 (seis) Clubes a nível nacional.
Ter como base uma estrutura administrativa feita de velejadores, mostra que não queremos apenas velejar ao sabor do vento. Queremos também organizar e decidir um melhor futuro para a APCA e para a Vela Adaptada.
Acredito no potencial da nossa modalidade e dos nossos velejadores, e isso irá conduzir-nos ao sucesso.
3- O COVID-19 veio alterar a vida da nível mundial e claramente também da Vela, neste caso da Classe Hansa, quanto está prevista a retoma da atividade competitiva?
Sim, vivemos um ano atípico devido a COVID-19, que alterou o dia-a-dia das nossas vidas. Toda a sociedade tem sido afetada e a nossa modalidade não tem sido exceção.
No entanto, nós, velejadores, habituados a lidar com ventos fortes, e a reagir rápido àquelas rajadas inesperadas, temos a capacidade de superar dificuldades, e esta não será exceção. Adivinha-se uma retoma para breve, mas ainda sem confirmação.
Constituição da Lista eleita:
Mesa da Assembleia Geral Presidente - João Gonçalo - SCA/AAU/AV 1º Secretário - Luísa Graça - ENVA 2º Secretário _ Luís Ramalho - ICMP
Direção Presidente - Guilherme Ribeiro - ICMP Vice Presidente - Pedro Câncio Reis _CNC Tesoureiro - Jacinto João Silva - ICMP Secretário -Rui Dowling - CNH Vogal - Luís Martins - CNP
Conselho Fiscal Presidente - André Bento - ENVA 1º Secretário - Daniel Cunha - CNC 2º Secretário - Ana Lemos - SCA/AAUAV
Rádio Azores High / APCA
留言