PSD/Açores questiona Governo sobre situação no Hospital da Horta
- semanarioradio
- 8 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Carlos Ferreira e Luis Garcia questionaram o Governo Regional sobre a atual situação do Hospital da Horta, nomeadamente acerca da assistência a doentes por médicos especialistas, no contexto da pandemia da COVID-19, e a demissão da direção clínica.

Em requerimento entregue na Assembleia Legislativa dos Açores, os deputados do PSD-Açores eleitos pelo Faial, salientaram que é “absolutamente urgente garantir que todos os doentes na área de jurisdição do Hospital da Horta tenham, no presente e no futuro, a assistência médica de que necessitam por parte dos respetivos especialistas”.
Doentes renais transmitiram aos deputados do PSD eleitos pelo Faial ,as preocupações com receio de que podem ficar, no curto prazo, sem a assistência de um nefrologista. Existem ainda informações de que há situações similares em outras especialidades médicas, especialmente naquelas em que o Hospital da Horta está dependente de médicos que não são residentes.
Segundo os parlamentares social-democratas, “importa saber o que está a ser feito para que a assistência médica em todas as especialidades seja garantida no Hospital da Horta, mesmo no atual contexto de pandemia da COVID-19”.
Carlos Ferreira e Luís Garcia questionaram também o Governo Regional sobre o “pedido de renúncia ao seu mandato da direção clínica da Hospital da Horta, aparentemente por divergências com a Secretaria Regional da Saúde”, alegando que tal “pode constituir um elemento perturbador do funcionamento daquela unidade hospitalar”.
“Impõe-se que tudo isto seja devidamente esclarecido. Até porque as declarações da Secretária Regional da Saúde, prestadas supostamente com o objetivo de explicar os reais motivos que levaram toda a equipa da direção clínica do Hospital da Horta a renunciar ao seu mandato, pouco esclareceram. Acresce a isto que alguns dos diretores de serviço do Hospital da Horta supostamente também apresentaram cartas de renúncia aos respetivos mandatos”, frisaram os deputados social-democratas.
Rádio Azores High / PSD- Açores

Comments