Regionais: A luta pela ampliação do aeroporto da Horta tem de continuar até à sua concretização
- semanarioradio
- 26 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Os candidatos do PSD pelo Faial reuniram com o Grupo Aeroporto da Horta para analisar as acessibilidades aéreas à ilha e o processo referente ao aumento da pista do Aeroporto da Horta.

PSD-Faial (c)
O Grupo Aeroporto da Horta é um exemplo de cidadania, tratando-se de um movimento de cidadãos que se organizou para a defesa de mais e de melhores acessibilidades aéreas ao Faial.
“A melhoria das acessibilidades aéreas ao Faial e o aumento da pista do Aeroporto da Horta são das maiores reivindicações dos faialenses, não por capricho, mas por necessidade de mobilidade da população, para o nosso desenvolvimento e para criação de emprego nesta ilha”, relembrou Carlos Ferreira.
O cabeça de lista do PSD reiterou que “o aumento da pista do Aeroporto da Horta é uma condição nuclear para o desenvolvimento e para o futuro do Faial. Se não tivermos acessibilidades adequadas, a ilha do Faial fica fortemente estrangulada na sua capacidade de desenvolvimento”.
A candidatura social-democrata às eleições regionais considera que o governo regional não tem mostrado capacidade ou vontade para prestar um serviço correspondente às necessidades do Faial, do tecido empresarial e da população.
“As aeronaves A320 da Azores Airlines operam no aeroporto da Horta com penalização ao nível de peso, o que dificulta seriamente a exportação de produtos locais, com grave prejuízo para a economia local. Por outro lado, quando as condições climatéricas são incertas, há passageiros que chegam ao Faial sem bagagem que ficou em Lisboa devido a esta mesma penalização decorrente da dimensão da pista”, explicou o líder da candidatura.
“Em segundo lugar, a ampliação da pista é também crucial para permitir a operação das aeronaves A321 que a Sata/Azores Airlines tem vindo a adquirir e que nas condições atuais não podem operar no Faial”.
E o terceiro argumento apresentado foi a necessidade de uma pista com 2.050 metros “para atrair outras companhias aéreas que possam complementar o serviço prestado pela Sata”.
Carlos Ferreira relembrou ainda que “o aumento da pista do Aeroporto da Horta não é apenas uma aspiração dos faialenses, é também uma promessa eleitoral antiga do PS, que a usou para ganhar votos e nunca a cumpriu”.
Rádio Azores High / PSD-Faial
Comments